Procure no blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O poder da Globo no Brasil


 Antes de começar esse post quero deixar bem claro que não estou sendo influenciado por nenhum orgão de imprensa, nem por qualquer pessoa do meio. Os textos refletem exclusivamente minha opinião, deixo isso bem claro para depois não receber críticas injustas.

O esporte em geral no Brasil está caminhando para um monopólio jamais visto em qualquer país democrático que seja, a exclusividade que muitos pregam só traz prejuízos para os brasileiros, nada mais. Os governos não se impõe sobre tal situação e as entidades esportivas nada fazem, triste!

Quem acompanha futebol como eu já está cansado de saber que se quiser acompanhar o time do coração é obrigado a sintonizar a Rede Globo, ou então se conformar com o radinho.
A Rede Globo, emissora pela qual tinha um grande respeito antigamente, hoje vejo só interesse.
Em certos casos ela pode até estar certa, aliás a emissora é comercial, tem milhares de funcionários e tem que se sobreviver, isso é claro, mas não é só isso não, a Rede Globo é capaz o suficiente de comprar um campeonato de um país europeu e simplesmente jogá-lo na tv por assinatura, fato corriqueiro na casa, simplesmente para não ver uma tv rival transmitindo o evento e consequentemente ameaça-la na programação.

Veja o exemplo da copa São Paulo de Juniores desse ano, a Globo comprou o direito de trasnmissão e até agora não mostrou um joguinho sequer, está programando passar só a final, porque é de seu interesse, e os telespectadores nem sequer foram ouvidos.
mas se eu disser que a Globo não dividiu com ningúem estarei mentindo, Rede Vida e Rede Família estão passando na Tv aberta, porém ambas as coberturas são limitadas, um exemplo mesmo é minha cidade (itabirito), que não pega nenhuma das duas tv religiosas e até agora não vi nenhum jogo sequer da copinha que está pegando fogo, aliás.
Na tv por assinatura Sportv(Globo), e ESPN também estão transmitindo, porém para um cidadão brasileiro ter em sua humilde residência SKY ou Net, o coitado tem que ter um belo salário, pelo contrário fica complicado pagar mais de R$ 100,00 pela assinatura.

Tem horas em que fico pensando que a Globo imagina que estamos na Europa, no Japão ou nos EUA, onde a tv por assinatura além de ser mais barata as condições de vida são muito melhores.

Os interesses da Globo está relacionado diretamente com as Tv por assinatura do Brasil, porque além de manter dezenas de canais, que por sinal são bons, ela ainda é uma das acionistas da SKY e é responsável pela Net no Brasil, entendeu?.

Com isso que sai perdendo somos nós, a maioria que não tem Sky em casa fica sem acompanhar muitos jogos e eventos esportivos importantes, por causa do capricho da Globo.

Tem hora que fico com mais raiva de quem vira parceiro da 'toda poderosa' do que com ela mesma, veja um exemplo.
Recentemente a Globo compartilhou o Campeonato Brasileiro com a Record, porém determinava quais jogos seriam transmitidos e os dias dos jogos, isso com a Record pagando.
Não satisfeita com o negócio a Record rompeu o contrato e começou a atacar a antiga parceira em sua programação, transformando numa das maiores richas da história da Tv brasileira. De parceira para rival, isso é o que virou a Globo para a Record.

Saiu a Record, entrou a Band, que sempre teve tradição em coberturas esportivas, virava ali a nova parceira da Globo em coberturas esportivas. A regra continuou  sendo a mesma, ou seja os jogos eram determinados pela Rede Globo. A Band nada fez, e como um mendigo recebe uma esmola, simplesmente agradeceu. A Record pensa completamente diferente da Band, tem muito mais maturidade e sabe onde que chegar, apesar de sua programação em certos momentos ser muito fraca em relação a Globo.
Já a Band se conforma com o terceiro ou quarto lugar e fica satisfeitíssima simplesmente por transmitir o futebol.

É por isso que eu sou contra a exclusividade, porque a emissora que compra o evento pode desde não transmitir a até compartilhar com outra redes, porém debaixo de suas regras.
Errado quem vende, que aceita tal coisa, e não faz nada, as outra emissoras exceto a Record também ficam paradas, talvez por falta de dinheiro, ou talvez por falta de inovação.

Recentemente a Globo recebeu um grande golpe nas costas, perdeu de quebra a próxima olímpiada em Londres 2012, os Jogos de Inverno em 2010, em Vancouver, e o próximo pan de 2011 em Guadalajara tudo para a Record, que ainda comprou o Pan de 2015 que nem sede ainda foi definida.
A Globo só resta a Copa de 2010.

Essa atitude da Record também é suspeita, ela por sinal já comunicou em público que não dividirá com ninguém na Tv aberta as olimpíadas, copiando a rival.
É como diz aquele ditado: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

De qualquer jeito é a primeira vez nos últimos tempos  que a Globo vai ficar de fora de grandes eventos esportivos no mundo, resta saber o qual será a atitude a ser feita.
Se seguir o que foi feito no encerramento da olimpíada de Pequim em que a Globo não se referiu nada a Londres, e ainda cortou os momentos finais onde era apresentada a próxima olimpíada, os esportes olímpicos estão com os dias contados na emissora.

Se fizer isso dará mais uma prova que o interesse financeiro fala muito, mas muito mesmo mais que o interesse de nós pobres telespectadores.

E você pensa diferente, acha que a Globo está certa?
Comente logo abaixo o que pensa disso tudo.
Já sobre a Record eu falo outro dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário